ACESD completou 15 anos em 2019

O fundador da ONG ACESD André Pomba na edição 2017 do Prêmio Dynamite no Teatro Sérgio Cardoso.

Associação Cultural Educacional e Social Dynamite – ACESD completou em 2019, 15 anos de uma vitória existência como OSC (organização sem fins lucrativos da sociedade civil).

Entre 2009 e 2016, a ACESD manteve uma sede de 450 m2 no bairro do Bixiga (Bela Vista) na região central de São Paulo, o CMIJ – Centro de Música e Inclusão para Jovens, que dava oportunidade a jovens para através de atividades culturais e esportivas gratuitas buscarem novas oportunidades tanto de emprego e renda como de inclusão social. Nesse período, formou mais de 3.000 pessoas entre os cursos de música, cultura e inclusão digital ofertados.

No triênio 2010/2012 foi reconhecida como Ponto de Cultura pela Secretaria Estadual da Cultura e Ministério da Cultura, sendo novamente premiada em 2018. Na área LGBT, além de priorizar o atendimento deste público em todas suas atividades, organiza desde o ano de 2000 o Mix Music, pioneiro festival de música voltado ao público LGBT com fomento a artistas LGBTs. A ACESD também é hoje reconhecida como principal apoiadora de artistas independentes por todo o Brasil, com os projetos DemoFest (para novas bandas), Prêmio Dynamite de Música Independente (que já teve o patrocínio da Claro e Toddy) e o Arquivo do Rock Brasileiro (que foi patrocinado pela Petrobrás).

Em 2009, foi agraciada com duas premiações do Ministério da Cultura: Prêmio Pontos de Mídia Livre e Concurso Público Prêmio Cultural LGBT. Em 2010, recebeu o recebeu o Selo Prêmio Cultura Viva, uma chancela de reconhecimento desenvolvida para dar visibilidade às iniciativas culturais que se destacaram no Brasil.

Hoje a ACESD tem a gestão dos Centros de Cidadania LGBTI Laura Vermont – Zona Leste (desde 2017) e Luana Barbosa dos Reis – Zona Norte (desde 2019), equipamentos da Prefeitura de São Paulo e se tornou referência nacional em termos de políticas públicas voltadas para esta população em situação de vulnerabilidade, atuando com serviços sociais, psicológicos, jurídicos, pedagógicos e de inclusão digital.

Deixe uma resposta

Seu e-mail não será publicado.