Apoio a Artistas » Associação Cultural Dynamite

Apoio a Artistas

Inicialmente esclarecemos que a Associação Cultural Dynamite não é uma produtora, nem selo e nem tem como agenciar ou empresariar artistas, marcar shows ou lançar discos. Mas tem como dar um apoio importante na carreira de quem busca algo maior e não possui uma representação jurídica ou produtora por trás. Vamos esclarecer.

A Associação Cultural Dynamite é uma ONG totalmente regularizada, qualificada como OSCIP (Organização Social de Interesse Público) pelo Governo Federal, cadastrada no CRCE pelo Governo do Estado de São Paulo e reconhecida como de Utilidade pública pela Prefeitura de São Paulo. Sua principal função é auxiliar artistas independentes a serem contratados por órgãos públicos como prefeituras, governos estaduais e o próprio governo federal, bem como órgãos vinculados a estes governos como casas de cultura, institutos, secretarias, além de entidades como SESC e SESI espalhadas pelo Brasil.

O que a Dynamite faz é representar juridicamente o artista, isso no caso dele procurar alguns destes órgãos e conseguir alguma apresentação neste locais e necessitar de toda documentação legal  para viabilizar o evento. Para isso é somente necessário se filiar à Dynamite (não tem nenhum custo essa filiação como associado benemérito) e repassar o contato com os responsáveis para que a Dynamite encaminhe toda a documentação e proceda à contratação. Ou seja, faz com que o artista possa buscar se apresentar fora do circuito de bares e casas de shows, possibilitando seu crescimento.

Assim que sair o pagamento do valor, a Dynamite repassa  82% do valor líquido para o artista (ou do valor bruto se não tiver dedução de impostos da localidade do evento ou de entidades como ECAD, SBAT e etcs). Os 18% do valor bruto ficam para a Dynamite, o que equivale a cerca de 8% de tributos diretos e indiretos e 10% de taxa administrativa para custeios de manutenção da entidade e dos seus projetos de inclusão cultural, como o CMIJ -Centro de Música e Inclusão Para Jovens – http://www.cmij.org.br.
Essa é uma forma legal e correta de contratação, fazendo que que os artistas independentes não mais precisem se sujeitar a ‘vendedores de nota fiscais’ e todo o risco que impõe a estar atrelado a este tipo de empresa.
Além disso, a Dynamite também pode representar artistas e projetos em editais públicos como os do Ministério de Cultura, Funarte, Caixa, Banco do Brasil, Petrobras, ProAc e etcs. Lembrando que nós não formatamos ou criamos projetos, tão somente o inscrevemos no edital específico e damos assessoria na parte de enquadramento do projeto no edital e formatação do orçamento e prestação de contas final. Caso assim o requeira, ou necessite, podemos auxiliar na produção do evento em si.
Caso tenha interesse nessa forma de atuação e tenha algum evento para ser viabilizado, basta entrar em contato com o diretor da ONG Luiz Fagundes – fagundes@dynamite.com.br

Leave a Reply

Your email address will not be published.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>